Três objeções que te impedem de ser um líder melhor

19 de Abril , 2018

Todos os dias eu convivo com pessoas que precisam em maior ou menor medida ampliar a sua competência de liderar pessoas para ter melhores resultados. Alguns têm consciência disso, outros nem tanto. Já ouvi de tudo, ouço dizerem que estão cansados de lidar com pessoas, de terem que carregar toda a responsabilidade nas costas, de terem que atender a expectativas  muito distintas, motivações diversas e por aí vai.

O fato é que se você decidiu topar o desafio, você deve ter a consciência que você entrou em um território que vai te levar ao desafio constante de melhorar a si mesmo e por isso você precisa se dedicar a aprendizado e desenvolvimento contínuo. Sabe aquele ditado “está na chuva é pra se molhar”? Pois eu adapto e digo: “Está na liderança é para se desacomodar”. É por isso que para te dar uma força e hoje separei três aspectos que talvez você nem perceba mas podem estar atrapalhando o seu desempenho e impedindo que você lidere com mais efetividade.

  1. Resistência em acreditar na mudança: pare de não acreditar na mudança das pessoas, um líder é aquele que sabe, que por um bom motivo todos nós somos capazes de nos aprimorar. E que visto isso, você também precisa saber identificar quem quer e quem não quer mudar.
  2. Falta de objetivo: sem objetivo você não lidera, você apenas comanda. Além disso, se você (e a empresa) tem objetivos mas não os comunica, está no mesmo caminho de quem não tem.
  3. Medo de ser julgado: faça ou deixe de fazer, por você, pelos valores que você acredita que devem ser seguidos, e não pela vulnerabilidade à opinião dos outros. Vejo muitos líderes em sofrimento e não tendo bons resultados pois não estão agindo em consonância com o que acreditam. Se você evita errar e age em desacordo com você, você erra também.

Lembre-se que liderança não é um dom, liderança é (auto) conhecimento + habilidade + atitude. Com isso, você precisa ser autocrítico e identificar o que lhe falta, o que lhe atrapalha, e seguir firme na direção de seu desenvolvimento.

Até a próxima!

Quer saber mais sobre meu trabalho, solicitar um orçamento ou enviar sugestões de conteúdo?
Preencha o formulário abaixo: